Os Acidentes Mais Comuns Com As Crian As
Os acidentes domésticos são muito comuns e mesmo com todo o cuidado alguns alimentos, objetos, lugares e situações apresentam riscos, principalmente para as crianças. Veja abaixo algumas dicas para prevenir os acidentes mais comuns na infância:
Banho e afogamento
Cuidado com tanques, piscinas descobertas, banheiras, poços de água, baldes e bacias. Procure deixar a criança longe desses locais e objetos. Na hora do banho, nunca deixe a criança sozinha na banheira. Deixe todo o material de higiene, toalha e roupa da criança separados antes do banho. Caso precise se ausentar, retire a criança da banheira, enrole na toalha e leve junto.
Perigos na cozinha
Quando a criança começa a engatinhar, ficar em pé e caminhar, é comum seguir a mãe. Nunca deixe a criança sozinha na cozinha e procure sempre deixar a porta fechada para evitar acidentes. É comum as crianças sofrerem queimaduras por causa do fogão e forno ligado, com água e panelas quentes. Deixe sempre os cabos das panelas voltados para dentro do fogão.
Tomadas e fios elétricos
Cubra as tomadas com protetores e tire os fios elétricos do alcance das crianças, pois podem provocar choques elétricos. Ensine as crianças, desde pequenas, que não se deve colocar o dedo ou outros objetos nas tomadas.
Intoxicação
As crianças são curiosas e adoram mexer em tudo. Para evitar esse tipo de acidente, evite armazenar produtos de limpeza em garrafas PET de refrigerantes; não deixe produtos tóxicos ao alcance e guarde remédios em lugares altos e fechados. Caso ocorra a ingestão de algum produto, não ofereça nada para a criança e não provoque o vômito. A criança deve ser levada imediatamente ao pronto-socorro e os pais devem levar uma amostra da substância ingerida.
Engasgos
Crianças pequenas costumam levar objetos estranhos à boca e é comum ocorrerem engasgos ou sufocamento. Para evitar, não deixe objetos pequenos por perto, verifique a indicação etária dos brinquedos e