Os 5's- Logística
A expressão Cinco S (ou 5 S) designa uma ferramenta de gestão desenvolvida no Japão por volta da década de 50 pela Toyota, muito utilizada na área de qualidade e que tem como principal objectivo organizar os postos de trabalho, de forma a aumentar a produtividade do trabalho e diminuir os desperdícios associados aos processos do negócio. Pelas suas características e objectivos, constitui um dos primeiros passos para uma organização implantar um processo de gestão total da qualidade.
Esta ferramenta é também conhecido como 5 sensos já que a sigla "5 S" deriva das iniciais de cinco palavras japonesas:
Senso de utilização, que corresponde a eliminar o que é desnecessário, separando-o do que de facto é necessário. Este S focaliza-se na eliminação dos itens desnecessários. Uma das metodologias mais utilizadas é a colocação de etiquetas vermelhas nos itens que não são necessários para a conclusão das tarefas. Com a colocação das etiquetas vermelhas, pretende-se identificar de forma rápida, fácil e de grande visibilidade, os itens ou bens que, à partida, não terão utilidade num determinado local e que podem ser deslocados para outras zonas.
Senso de organização, que significa colocar em ordem, guardando de forma ordenada tudo que é necessário. Depois de uma primeira arrumação dos locais de trabalho, com a retirada de tudo o que é dispensável para a realização das tarefas, procede-se à criação de uma nova forma de organização dos postos de trabalho. O que se pretende nesta fase, é repensar toda a forma de trabalho, sempre com o objectivo de aumentar a produtividade do trabalho, eliminando perdas de tempo e de eficácia, o que é conseguido mediante a realização de tarefas como: (i) Identificar a melhor localização para os itens considerados como necessários, para que possam facilmente ser utilizados e arrumados; (ii) Organizar a forma de manter esses itens nos locais definidos; (iii) Conseguir fazer de uma forma visual fácil, que todos se apercebam