Os 5 Pilares do plano de Mobilidade Urbana da Cidade de Medellín
1- Sistema Integrado de transportes VASIT
O primeiro pilar é o transporte público e a sua essência é a consolidação d o VA SIT (Sistema Integrado de Transportes no Vale do Aburrá), que realiza a integração física, operacional e de preços dos meios de transporte públicos, como metrô, Metroplus e as rotas secundárias no Vale do Aburrá, para ser um meio de transporte ágil, confortável, eficiente, econômico e seguro. A melhoria na utilização de espaço público e a mobilidade, para mitigar os impactos ambientais e sociais em geral. E, finalmente, melhorar a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida na cidade.
2 – Estradas
O segundo pilar são as estradas, a ideia era melhorar as conexões com a área urbana, ou seja melhorando condições de acessibilidade urbana, regional e principalmente a de pedestres em geral. A nível nacional é melhorar a ligação à região do oeste, leste e Rio Sistema Viário. Na urbano e metropolitano, a Administração construiu duas pontes (Rua 9394 Sur e Calle 4 com o rio Medellín) e a extensão de uma estrada (a 33 com a Exposição), que irá melhorar a mobilidade, construção do anel de integração urbana, o novo acesso para o noroeste, o Metropolitan longitudinal, ligando o leste – oeste na aldeia e melhorar a circulação na transversal superior e inferior. Ele também procura melhorar a conectividade dos bairros com a área urbana da cidade e construção de ligações pedonais e novas ciclovias.
3 – Trânsito
O terceiro pilar é o trânsito: a eficácia na resposta e no controle. Melhorar a eficiência na rede de estradas e vias e em reação a situações inesperadas, para melhorar mobilidade, através da criação de uma central de monitorização e controle de operação do sistema viário, a consolidação de um laboratório para a mobilidade urbana , fortalecimento da estrutura de controle do Ministério de Transportes e Trânsito e avaliação e gestão da rede rodoviária na cidade.
4 – Meio