orçamentos
A seguir veremos um pouco do conteúdo aprendido em aulas do 5º semestre do curso de Ciências Contábeis. Veremos o conceito de custos, formação do preço de venda, métodos de custeio, informações gerenciais e a importância de um sistema de informação integrado à contabilidade gerencial para o crescimento da empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO
“Um orçamento é um plano financeiro que estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios de um departamento ou de uma empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano.” (PARSLOE; WRIGHT, 2001, p. 11).
Dessa forma podemos ver que o orçamento é um planejamento financeiro que pode conduzir a empresa a aos seus objetivos, utilizando os recursos disponíveis da melhor maneira possível, de forma a controlar as operações a curto e longo prazo.
2.1.1 Orçamento Geral
O orçamento geral permite uma visualização de um Balanço Patrimonial e de um Demonstrativo de Resultados referente ao próximo exercício. Ele é feito através de relações quantitativas de itens operacionais e financeiros.
O orçamento geral é geralmente composto dos seguintes orçamentos parciais: orçamento de vendas, orçamento de produção, orçamento de despesas de distribuição, orçamento de despesas administrativas, orçamento de outras despesas e receitas, orçamento de caixa, orçamento de acréscimo de capital e projeção das depreciações.
2.1.3 Orçamento Flexível
É o orçamento que além de possuir os valores totais possui informações unitárias para os níveis variáveis, de forma a ajustar os valores orçados aos valores reais de operação.
2.2 Pontos Positivos do Orçamento para a Gestão
O orçamento permite para a gestão uma melhor visão de seus objetivos, deixando de forma clara como eles serão alcançados. A gestão poderá utilizar a comparação do que foi orçado com o real para poder adaptar suas perspectivas e verificar e analisar o andamento real de sua empresa.
2.3 As Questões