Orçamentos E Custos APP
Design
Aplicativos são diferente de sites ou sistemas desktop, assim como os usuários e suas expectativas. No desenvolvimento de um aplicativo o designer possui um papel de extrema importância pois ele precisa se destacar entre milhares de opções disponíveis nas lojas (iTunes Store, Google Play, Firefox Marketplace) além de fornecer uma interface fácil de usar, prática e rápida.
É importante o designer dedicar bastante tempo estudando os guias de design fornecidos pela Apple, Google, Microsoft, Mozilla, assim como testar a interface com usuários reais, em dispositivos distintos (principalmente no caso de aplicativos Android).
Também é preciso estudos de interfaces distintas para smartphones e tablets, pois é preciso aproveitar a tela da melhor forma possível para fornecer uma experiência agradável para os usuários.
Desenvolvimento
Encontrar bons desenvolvedores é uma tarefa complicada em qualquer projeto, mas no caso de aplicativos móveis isso é aumentado drasticamente. Programadores que conheçam Objective-C por exemplo, ou Java com experiência em Android são praticamente “moscas brancas”, profissionais raros.
Essa escassez de mão de obra aumenta muito os valores de salários e a dificuldade de manter esse profissional numa mesma empresa por muito tempo.
O que é preciso para desenvolver um aplicativo?
Um aplicativo para smartphone é um software, ou seja, tem as mesmas dificuldades e desafios. Como todo software, é preciso pensar no projeto de construção e no processo de evolução. Isso quer dizer, que o app terá manutenções, que vão garantir as correções, melhorias e atualizações necessárias, para acompanhar a evolução de todo o ecossistema. O ecossistema engloba algumas variações, como dispositivos (Apple Iphone, Apple Ipad, Samsung Galaxy, Motorola, Nokia, etc) e sistemas operacionais (IOS, Android, Windows Mobile, Symbiam, etc). São essas variações de sistemas operacionais que tornam os aplicativos móveis um grande desafio, tanto para os