orçamento publico
CAMPUS CATALAO – POLO MINEIROS
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇAO PUBLICA – EAD
Tarefa 2 - Semana 3
Disciplina: Orçamento Público
Aluna: Daiane M. Farias Batista.
Mineiros - GO
2015
O crescimento das despesas públicas significa elevação da carga tributária ou do endividamento público para financiar tais gastos. Descreva os efeitos desta situação para a economia e a sociedade. (Máximo 15 linhas)
Ao longo do século XX, o crescimento das despesas públicas foi marcante em praticamente todos os países – desenvolvidos e subdesenvolvidos e desse modo, podemos afirmar que crescimento das despesas públicas significa elevação da carga tributária ou do endividamento público para financiar tais gastos, com diversos efeitos sobre a economia e a sociedade. Vejamos alguns desses efeitos:
O crescimento da carga tributária significa a retirada de recursos das mãos das pessoas e empresas para as mãos do governo, reduzindo a capacidade de investimentos do setor privado.
Os tributos fazem parte dos custos de produção das empresas. Logo, se os tributos se elevam, os preços das mercadorias tendem a aumentar, alimentando a inflação e reduzindo o poder de compra das pessoas.
Quando o governo eleva os tributos de forma seletiva, ou seja, fazendo-o incidir sobre determinadas atividades apenas, ele reduz a lucratividade desses setores e, consequentemente, incentiva a migração de investimentos para outros setores e atividades.
Se, em vez de aumentar impostos, o governo opta por tomar empréstimos para financiar os seus gastos, ele aumenta sua capacidade de fazer gastos no presente, mas reduz a capacidade de gastar no futuro, pois terá que retirar, de suas receitas futuras, o montante necessário para pagar os juros da dívida contraída.
Como o aumento dos tributos, o aumento da dívida pública também transfere recursos das pessoas e empresas para as mãos do Estado, reduzindo a capacidade de investimentos do setor privado.
Além