Orçamento empresarial
I – Histórico
A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção.
Foi essencialmente marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas à vapor revolucionaram o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro, baixou o preço de mercadoria e acelerou o ritmo de produção.
Na área de transportes, podemos destacar a invenção das locomotivas à vapor e os trens à vapor. Com estes meio de transportes, foi possível transportar mais mercadorias e pessoas, num tempo mais curto e com custos baixos.
Tudo isto provocou um novo modo de administrar as empresas e as comunidades, já que os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo.
II – O que é?
O orçamento é um instrumento de planejamento e controle onde as empresas buscam planejar com antecedência as ações a serem executados e os recursos a serem empregados, para a partir daí controlar o que foi planejado com o que está sendo executado.
III – Objetivos
O orçamento tem como objetivo acompanhar o desempenho da empresa e assegurar que os desvios sejam analisados e adequadamente controlados e para isso se faz necessário o acompanhamento diário do mesmo.
IV – Quais as vantagens?
- Estratégia e Planos
- Avaliação de Desempenho
- Coordenação e Comunicação
- Apoio Gerencial e Administração
V – Elaboração de um orçamento
O primeiro passo é fazer uma análise estratégica. Aspectos que devem ser estudados pela Análise Estratégica:
1) Aspectos Gerais
2) Condições do mercado
3) Condições da empresa
O orçamento empresarial é elaborado em 3 fases:
Inicial Revisões Final
1) Dados: levantamento dos dados e informações principais.
2) Análise do Orçamento: análise dos planos estratégicos e das informações coletadas, visando alcançar as metas da empresa.
3) Composição do Orçamento: