Orçamento de caixa
CAMPUS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADE DE ADMINISTRAÇÃO
FINANCEIRA ORÇAMENTÁRIA
MARECHAL CÂNDIDO RONDON
NOVEMBRO DE 2014
1-Em que consiste o orçamento de capital? Qual sua importância?
O orçamento de capital é o processo que consiste em avaliar e selecionar investimentos de longo prazo, que sejam coerentes com o objetivo da empresa de maximizar a riqueza dos proprietários. Consiste em avaliar, analisar, selecionar, implementar e acompanhar a melhor proposta, visando a maximizar a riqueza dos proprietários da empresa. A elaboração do orçamento de capital constitui todo o processo de ordenamento das premissas e informações que visam a montagem do fluxo de caixa projetado para a tomada de decisão de investimento de longo prazo.
A Importância da Elaboração de um Orçamento de Capital: o gerente ou diretor financeiro terá sempre, no processo de tomada de decisão, fatores tais como:
1º- Decisões de aquisições de capital de longo prazo: Um erro nas projeções de ativos pode ter sérias consequências. Se a empresa investe demais em ativos incorre em custos desnecessários em excesso de equipamento, altas taxas de financiamento, etc. Entretanto, se investe aquém do necessário, pode perder competitividade, não atender à demanda e ser superada pela concorrência;
2º- Decisões de aquisições de capital no tempo correto: Antecipar ou adiar o momento certo da decisão da empresa investir trarão as mesmas consequências que as descritas acima;
3º- Planejamento antecipado: Podem negociar com o fabricante do equipamento que está adquirindo, pode treinar melhor a mão de obra, obter melhores taxas de financiamento para o projeto, entre outros.
2-Quais os principais motivos para se elaborar um orçamento de capital?
Classificação de Projetos ou Motivos para elaborar um Orçamento de Capital
•Substituição: