orçamentaria
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
RODRIGO DA SILVA VICENTE
ÉTICA NOS NEGÓCIOS
Manhuaçu - MG
2014
RODRIGO DA SILVA VICENTE
ÉTICA NOS NEGÓCIOS
Trabalho acadêmico apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, apresentado a disciplina de atividade interdisciplinar
Manhuaçu - MG
2014
SUMÁRIO TOC \o "1-1" \h \z \t "Título 2;1;Título 3;1;Título 4;1;Título 5;1;Título 6;1;Titulo Apêndice e Anexo;1" 1 ÉTICA NOS NEGÓCIOS04
2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL08
3 CONCLUSÃO11
REFERÊNCIAS12
1 ÉTICA NOS NEGÓCIOS
O Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual devem conduzir os Profissionais da Contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe. Não só na área de contabilidade mas, acredito que, em qualquer área, mesmo a que não tenha seu próprio Código de Ética, é uma peça fundamental no dia a dia de uma empresa.
Ao analisarmos o caso SCHINCARIOL percebemos alguns atos que vão contra o código de ética do profissional em contabilidade. Entende-se como moral o “certo” e “errado” no comportamento humano, na intenção das pessoas no relacionamento interpessoal. No dia a dia o ser humano se depara com diversas situações que exigem dele escolhas. Escolhas estas que envolvem a si mesmo e a outras, que impõem decisões e consequências e na maioria das vezes causam um dilema ético, pois a escolha pode ser boa para um e não boa para outro. A ética geral propõe obrigações e deveres que os indivíduos possuem com seus pares, na sua convivência diária.
Sendo assim podemos elencar 3 casos infringidos que estão contra o código de ética. O primeiro diz respeito ao art. 2º, do capítulo II, parágrafo III, zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica dos serviços a seu cargo: conforme descreve a case O Caso Schincariol os profissionais foram antiético, pois feriram alguns itens do Código de Ética do Contador conforme capitulo II. Primeiro - art.