Ortografia
Palavras que corriqueiramente causam dúvidas em relação à escrita, assim como tantas outras. Diante desse impasse, como compreendermos acerca de suas características ortográficas?
Nada que uma boa dose de prática não consiga saná-lo, mas enquanto conquistamos tal habilidade, resta-nos ampliar nossos conhecimentos a cada instante, a fim de que possamos constatar algumas peculiaridades inerentes a essa parte da gramática– ora representada pela ortografia.
Assim sendo, verifiquemos algumas considerações, tendo em vista o emprego relacionado à letra “x”:
Casos relacionados a essa ocorrência:
*Depois de ditongos:
ameixa, caixa, baixela, caixote, peixe, feixe...
* Em palavras de origem indígena e africana:
Xingu – Xavantes – maxixe...
* Palavras iniciadas pelas sílabas “em” e “me”.
México – mexilhão – mexerica – enxame- enxurrada...
Observação importante:
Caso houver o prefixo “-em” seguido de palavras iniciadas por “ch”, o dígrafo será mantido.
encher – derivado do substantivo cheio
encharcar - derivado do substantivo charco
enchumaçar – derivado do substantivo chumaço
Sabe-se que todos os fatos inerentes aos estudos linguísticos se perfazem de características próprias, e quando se trata de enfatizarmos as questões relacionadas à ortografia, a situação não é diferente. Dessa forma, ao nos dispormos a conhecer os traços que demarcam a letra em questão, logo o que nos vem à mente é que ela é destituída de valor fonético. Constatação esta perfeitamente plausível, pois tanto no início quanto no final, tal aspecto se torna perfeitamente evidenciado.
Mas isso não quer dizer que o “h” não esteja relacionado a circunstâncias específicas no que se refere ao uso. Pelo contrário, pois semelhantemente a tantas outras letras com as quais já estabelecemos familiaridade, ele também se deve a