Ortografia
Veja o texto abaixo: ele é exemplo de caligrafia ou ortografia?
Certamente, você não gostaria de ler textos e mais textos assim, não é? Ô letrinha horrível! Essa é uma fonte que está instalada no meu computador e se chama “Tommy's first alphabet”. Pode ver que as letras são iguais. Não variam, como variam quando manuscrevemos.
Tenha certeza, então, que este é um caso de grafia. Não é de caligrafia! Vamos entender por quê? Veja bem: a palavra caligrafia vem do grego graphein (é assim que se escreve em grego: γρ¿φειν) e significa “escrever”. A palavra cali vem do grego kállos (κ¿λλος), que significa “beleza”.
Fechando o raciocínio, então, temos “escrita bela, uma escrita bonita, escrever com beleza, escrever belamente”. Não é bonito isso? É lindo! Mas, não tem nada a ver com o texto acima! E olha que há letras piores!
Mas, deixe-me perguntar uma coisinha: tem erro no texto? Talvez você não encontre, ou porque o texto está gramaticalmente bem escrito, ou porque a letra está difícil de entender. Você já conhecia o termo Pangram? Ele significa: sentença construída com todas as letras do alfabeto. Talvez seja a única dúvida.
Agora, veja o mesmo texto escrito caligraficamente!
Eu poderia, sem medo de ser feliz, afirmar que esse texto é exemplo de caligrafia! Mas eu poderia afirmar que o texto é quase 100% ortografia… Será que antes de passar para o próximo parágrafo você consegue encontrar o erro gramatical?
Pois é, caro aluno, o detalhe, que pode ter passado desapercebido, é a palavra frase, que está escrito com