Orquestra sinfônica
Orquestra é um conjunto musical típico do ocidente e que, cuja formação participam instrumentos de cordas, sopro e percussão organizados em naipes -- subgrupos compostos por instrumentos iguais ou da mesma família. O objetivo da instrumentação é a fusão dos elementos acústicos e dos timbres, o que resulta em gigantesco instrumento homogêneo.
A estrutura padrão da orquestra sinfônica centraliza-se na seção de cordas, subdividida em primeiros e segundos violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. Seguem-se as madeiras: flautas, oboés, cornes-ingleses, clarinetes, fagotes e contra fagotes; os metais: trompetes, trompas, trombones e tuba; e os instrumentos de percussão: tímpanos, pratos, sinos, tambores, pandeiro, xilofone, celesta e outros. Com frequência são acrescentados piano, harpa ou órgão. As diferentes intensidades sonoras dos instrumentos são compensadas por sua posição em relação ao auditório. A estrutura de uma orquestra sinfônica pode ser vista na disposição dos instrumentos em uma orquestra sinfônica moderna:
ESTRUTURA
FAMILIA DAS CORDAS:
É o principal grupo de instrumentos. O violino, graças a sua versatilidade e alcance, é a principal voz da família. As cordas são a "espinha dorsal" de uma orquestra: mais de metade dos membros de uma orquestra é instrumentista de cordas. | | O naipe de cordas é formado por: violinos; violas; violoncelos; contrabaixos e harpa. | |
FAMILIA DAS MADEIRAS Os executantes destes instrumentos, sentam-se no centro da orquestra, em frente do regente, num plano mais elevado que as cordas. Eles são formados por: Flautim, Flauta, Oboé, Clarinete, Fagote e Saxofone.
FAMILIA DOS METAIS
Estes instrumentos ficam dispostos atrás das madeiras para não abafar os sons mais suaves destas e das cordas com o seu som poderoso e de muito volume. Eles são formados por: Trompas, Trompetes, Trombones e Tuba.
FAMILIA DA PERCUSSÃO
Ficam localizados atrás de todos os naipes, na