Origens teoria de sistema
A teoria de sistema (ST) é um ramo especifico da Teoria Geral de Sistema (TGS). A abordagem sistêmica chegou á TGA a partir da década de 1960 e tornou-se parte integrante dela.
A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções praticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica.
Conceito de sistema
A palavra sistema denota um conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado.Sistema é um conjunto ou combinações de coisas ou partes formando um todo unitário.
Características dos sistemas
O todo apresenta propriedades e características próprias que não são encontradas em nenhum dos elementos isolados. É o emergente sistêmico: uma característica que existe no sistema como um todo e não existe em seus elementos em particular. Da definição de Bertalanffy, segundo a qual o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, decorrem dois conceitos: * Propósito ou objetivo: As unidades ou elementos, bem como os relacionamentos, definem um arranjo que visa sempre um objetivo ou finalidade a alcançar. * Globalismo ou totalidade: o sistema tem uma natureza orgânica pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema produz mudança em todas as suas outras unidades.
Tipos de sistemas
Há uma variedade de tipologias para classificar os sistemas, como: * Sistemas físicos ou concretos: São compostos de equipamentos, maquinaria, objetos e coisas reais. São denominados hardware. Podem ser descritos em termos quantitativos de desempenho. * Sistemas abstratos ou conceituais: são compostos de ideias. Os símbolos representam atributos e objetos que , muitas vezes, só existem no pensamento das pessoas. São denominados software.
Quanto a sua natureza, os sistemas podem ser: * Sistema fechado: Tal denominação é dada aos sistemas cujo comportamento é determinístico e programado