Origem e Evolução do Homem
De acordo com o texto Origem e Evolução do Ser Humano extraído do livro de Clarinda Mercadante, a espécie humana, como a conhecemos hoje, sofreu inúmeras modificações e adaptações genéticas de forma a sobreviver a praticamente qualquer tipo de ambiente e por esta razão passou a dominar o topo da cadeia evolutiva dos primatas.
Embora o chipanzé tenha 99,4% semelhante ao da espécie homo sapiens sapiens esse 0,6% que lhe falta é o que nos deu capacidades como diferenciar o certo do errado, a percepção de um mundo espiritual e a capacidade de criar simbologias para representar o mundo ao nosso redor e interpretações próprias de nossa percepção deste mundo o que nos leva a pensar que se o processo evolutivo é algo que não se pode prever com exatidão também é possível concluir que ele esta em constante progressão e que mesmo entre nós, homo sapiens sapiens já seria possível apontar alguns membros da sociedade que evoluíram acima do padrão e se destacam entre nós como os melhores “de nossa espécie”.
Como um bom exemplo dessa continua evolução da espécie humana poderiam apontar Leonardo da Vinci, nascido em 1452 e que foi conhecido como sendo um grande mestre pintor, escultor, matemático, engenheiro, botânico, poeta, visionário da aviação e outros campos do conhecimento; sendo que tais habilidades se desenvolveram em uma época em que não se possuía o auxilio da internet, de robôs cirurgiões ou automóveis movidos a luz solar!
O texto de Clarinda Mercadante levanta a questão de até que ponto a espécie humana pode chegar; uma vez que comprovadamente partimos dos macacos como seremos daqui a alguns milhares de anos? Clarinda expõe o fato de que a evolução é um processo ininterrupto e que a teoria de Charles Darwin sobre a seleção natural ainda se faz presente quando encaramos o fato de que após Leonardo da Vinci não há divulgação de que outro entre nós agregue tantas habilidades notáveis dentro de si, a ordem natural deve ter decidido que não era a