Origem e evolucao auditoria
A evidenciação na auditoria determina o processo de auditoria como um todo.
Dependendo da evidência encontrada define-se o risco da auditoria, a extensão dos trabalhos e a amostragem a ser utilizada.
Para demonstrar melhor os pontos relevantes que relacionam a auditoria e a evidência, abordamos no trabalho a origem e a evolução da auditoria, além de falarmos do conceito e classificação da auditoria procurando sempre demonstrar toda a importância da evidenciação.
E de maneira mais detalhada procuramos abordar detalhes da evidência, como necessidade para o bom desenvolvimento do trabalho do auditor.
ORIGEM, EVOLUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA AUDITORIA
ORIGEM DA AUDITORIA INTERNA
No Exterior
Após1941 como um controle administrativo, cuja função é medir e avaliar a eficácia de outros controles pela Fundação em New York – The Institute of Internal Auditors, tendo como lema: progress through sharing(progresso pelo intercâmbio).
NO BRASIL
A versão do lema: Progresso pelo intercâmbio foi adotada em 1967 pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil.
Com o desenvolvimento da indústria e do comércio, verificou-se que os auditores internos tinham, na realidade, funções mais amplas como ser os olhos e ouvidos da Administração, para obterem controles internos funcionais.
CAUSAS DO SURGIMENTO DA AUDITORIA INTERNA
A necessidade de dar maior ênfase às normas ou procedimentos internos. A necessidade de uma auditoria periódica, com maior grau de profundidade e visando também a outras áreas não relacionadas com a contabilidade. Surge o auditor interno, como uma ramificação da profissão de auditor externo.
ORIGEM DA AUDITORIA EXTERNA
NO EXTERIOR
O primeiro auditor provavelmente foi um proficiente guarda-livros. No século XIII, na Inglaterra surge o termo auditar. As funções de auditoria foi criada pelo conselho londrino em 1310, pelo tribunal de contas em 1640 em Paris e pela Academia de Ragionieri em 1658 em Milão e Bolonha.
O