origem historica dos sinais
Introdução -_____________________________________02
A origem histórica de sinais_________________________03
O sistema de Aristófanes ___________________________03 04 e 05
Conclusão ________________________________________06
Bibliografia________________________________________07
Introdução
Vamos abordar a origem da historia dos sinais que há muitos séculos atrás monges e professores estão tentando inserir no dia a dia das pessoas e o sistema de Aristófanes, o objetivo é mostrar a origem de sinais e como Aristófanes criou a acentuação para facilitar a leitura e manuscritos de textos e como demorou em ser aplicado nos dias atuais.
A origem histórica dos sinais
No passado, a escrita era bem diferente dos dias atuais, pois não havia acentuação, sinais ou até mesmo espaçamento entre as palavras, mas aos poucos foi sendo introduzido. Ao analisar a historia da escrita vemos que após séculos de contribuição, pessoas e culturas diferentes, chegamos à escrita de hoje.
Observe o texto a seguir:
VindoaElefantinaoreiPsameticoestascoisasescreveramosquevinha-
mcomPsameticofilhodeTeoclesForamalemdeKerkistaolongequantoor- iopermitiu PotasimtocomandavaosestrangeirosAmasisosegipcioSaoArcaontefi- lhodeAmobicosePelecos FILHODEUDAMOSQUEESCREVERAMNOSSOSNOMES
Nesta inscrição as palavras aparecem aglutinadas umas as outras, sem interrupção separando-as:
Vindo a Elefantina o rei Psamético, estas coisas escreveram os que vinham com Psamético, filho de Teocles. Foram além de Kerkis tão longe quanto o rio permitiu. Potasimto comandava os estrangeiros; Amasis, os egípcios. São Arcaonte, filho de Amobicos e Pelecos, filho de Udamos, que escreveram nossos nomes.
A separação que atualmente usamos foi graças, sobretudo á paciência de monges medievais (monte cassino). O gramático de