Origem dos seres vivos e evolução cultural
ORIGEM E EVOLUÇÃO DOS SERES HUMANOS
EVOLUÇÃO CULTURAL
DISCIPLINA: BIOLOGIA TURMA:
PROFESSOR
NOME DOS COMPONENTES DO GRUPO:
1. INTRODUÇÃO
Origem e evolução do ser humano; evolução cultural. Humano (conhecido taxonomicamente como Homo sapiens, do latim "homem sábio", e também chamado de pessoa, gente ou homem) é a única espécie animal de primata bípede do gênero Homo ainda viva. Os humanos anatomicamente modernos originaram-se na África há cerca de 200 mil anos, atingindo o comportamento moderno há cerca de 50 mil anos.
2. ORIGEM DA VIDA
2.1 A hipótese heterotrófica sobre a origem da vida.
Na Terra primitiva não havia oxigênio livre. Assim os primeiros organismos não deviam realizar a respiração aeróbia, pois nesse processo que depende do oxigênio livre, e não deviam possuir clorofila e realizar fotossíntese, pois nesse processo há liberação de oxigênio para o ambiente.Os primeiros organismos deviam obter energia para a sua sobrevivência a parte da matéria orgânica presente no meio.
Com o passar do tempo, houve grande aumento dos seres anaeróbios fermentadores, que passaram a consumir grande quantidade de matéria orgânica presente no meio. Em determinado momento deve ter surgido alguns organismos com pigmento, como a clorofila, capazes de absorver a energia luminosa. Assim teriam se formado os primeiros seres autótrofos e a síntese de matéria orgânica passou a ser realizada por seres vivos, o que acontece até os dias de hoje.
3. EVOLUÇÃO HUMANA
3.1 LINHA DO TEMPO
Era Paleozoica:
Cambriano: Aparecimento da maioria dos filos invertebrados.
Ordoviciano\Siluriano: Primeiros vertebrados conhecidos; peixes primitivos.
Devoniano: Diversificação dos peixes com maxilas. Primeiros anfíbios
Carbonífero: Expansão dos anfíbios. Primeiros repteis. Dominância de florestas tropicais.
Permiano: Expansão dos repteis. Aparecimento dos atuais ordens de insetos.
Era Mesozoica:
Triássico: