Origem dos nutrientes
1. Nutrição é a combinação de processos através dos quais, o organismo recebe e utiliza material necessário para obtenção de energia, para manutenção de suas funções e para a formação e regeneração dos tecidos.
A nutrição compreende 3 fases:
1ª Fase - Alimentação ou aporte de alimentos: compreende desde o momento em que se escolhe um alimento até sua absorção pelas vilosidades intestinais (seleção, obtenção, preparo culinário, ingestão, digestão, absorção);
2ª Fase - O metabolismo: se inicia a partir da absorção dos nutrientes ao momento em que o organismo os utiliza como: fonte de energia para matérias constituintes das células ou para depositá-los como reserva (assimilação);
3ª Fase - A excreção: compreende a eliminação de parte do material utilizado e do material não utilizado. Esta eliminação se efetua através do tubo digestivo, dos rins, da pele e dos pulmões.
2. Dietética é a ciência e a arte de alimentar corretamente pessoas e coletividades sadias. Consiste na aplicação da ciência da Nutrição, no planejamento e preparação de refeições adequadas. Quando a dietética cuida da alimentação de pessoas e coletividades enfermas, recebe o nome de Dietoterapia.
3. Distinção entre substâncias alimentares e nutrientes:
a) Substâncias alimentares ou alimentos são substâncias naturais dotadas de certas qualidades sensoriais (consistência, sabor, cor, aroma), com certo apelo emocional que excitam nosso apetite e encerra uma variedade de nutrientes, segundo sua composição química.
b) Nutrientes ou nutrimentos são todas as substâncias química indispensáveis à saúde e à atividade do organismo.
Há nutrientes que se incorporam ao organismo e outros que não; é o caso da celulose (glícide, polissacarídeo), que apesar de não ser incorporada cumpre uma função de nutrição, estimulando o peristaltismo intestinal.
4. Os nutrientes* contidos nas substâncias alimentares, são os seguintes: a) Glícides (hidratados