origem dos direitos humanos
Os direitos nasceram na antiguidade, mais precisamente no Império Romano, com a instituição do Estado, mas só ganharam força por volta do século 18, com á revoluções, principalmente a francesa , quando surgiram os direitos do homem .
Desde então , o ser humano passou a ver a sociedade de outra forma , com muito mais consciência de seu poder de mudança, dando origem, de acordo com a necessidade , á tantos outros direitos: direitos do consumidor, direitos da mulheres , direitos da criança e adolescente etc.
É claro que os direitos regulamentados em lei só nascem pela falta de consciência do próprio homem age, por sua vontade, de forma a trabalhar pelo bem comum, ele se beneficia a sociedade também. Se o homem trabalha objetivando apenas seus interesses, passando por cima dos interesses alheios, prejudicando a harmonia social, é necessário instituir regras.
KARL JASPERS E FÁBIO KONDER COMPARATO). Afirma que as bases dos direitos humanos surgiram neste período (600 – 480 A.C). Como aquele período que se enunciaram os grandes princípios e se estabeleceram as diretrizes fundamentais de vida que vigoram até hoje.
É durante esse período que a filosofia surge na Grécia substituindo pela primeira vez na historia o saber mitológico pelo saber racional. É também o período que surge a democracia.
O surgimento do cristianismo é um marco decisivo na afirmação dos direitos humanos. O cristianismo apresenta duas mensagens principais á respeito da dignidade da pessoa humana.
A Criação do homem á imagem e semelhança de Deus. Essa mensagem já constante da tradição judaica destinge o homem de outros seres da natureza colocando como o centro de tudo que foi criado.
Encarnação dos fundamentos divinos. Essa expressão foi utilizada pelo apostolo João ao expressar que Jesus era o fundamento de todo o sentido da vida.
Basicamente os direitos humanos representa o reconhecimento pelo direito da igualdade.
Em resumo as leis só nascem