origem do termo politica
O termo política é derivado do grego antigo e se refere a todos os procedimentos relativos à pólis, ou à cidade-estado. Assim, pode se referir tanto a Estado, quanto à sociedade, comunidade e definições que se referem à vida humana.
SÓCRATES E O INICIO DA APROXIMAÇÃO ENTRE FILOSOFIA E POLÍTICA .
Diz-se que Sócrates acreditava que as ideias pertenciam a um mundo que somente os sábios conseguiam entender, fazendo com que o filósofo se tornasse o perfeito governante para um Estado. Opunha-se à democracia aristocrática que era praticada em Atenas durante sua época; essa mesma ideia surge nas Leis de Platão, seu discípulo. Sócrates acreditava que ao se relacionar com os membros de um parlamento a própria pessoa estaria fazendo-se hipócrita.
FILOSOFIA E POLÍTICA EM PLATAO – A REPUBLICA.
Platão sempre foi apaixonado pela política, muitas vezes sua insistência em relação às suas ideias ocasionou-lhe problemas, sendo inclusive vendido como escravo após tentar convencer o rei da Sicília a adotar seu modelo político.
De origem aristocrática, ressentido com a condenação de seu mestre Sócrates, Platão era descrente em relação à democracia. Para Platão, os homens comuns são vítima de um conhecimento que é apenas imperfeito, por que está baseado na pura “opinião”. Assim, esses homens, na medida em que são limitados deveriam ser dirigidos por homens sábios, mais capacitados e preparados, trata-se da “sofocracia” ou o “poder da sabedoria”.
Essa concepção de poder restrito aos sábios liga-se em Platão com a idéia do “mito da caverna”. Trata-se de uma caverna onde estão acorrentados homens desde a sua infância, dispostos de tal forma que somente podem vislumbrar o fundo da caverna. À sua frente são projetadas as sombras das coisas que passam às suas costas, onde existe uma fogueira. Essa é a realidade para esses homens. Platão afirma que se um desses homens conseguisse se libertar de seus grilhões e contemplar o mundo exterior,