Origem do teatro
Pagina 2 - introdução Pagina 3 - A Origem do Teatro
Pagina 4 - Gêneros Teatrais Pagina 5 - Autores Teatrais e Bibliografia
Pagina 6 - Conclusão
A Origem do Teatro
A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência.
Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis.
O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria.
A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta.
A implantação do teatro no Brasil ocorreu em razão do empenho dos jesuítas em catequizar os índios.
Gêneros Teatrais
Auto - É um subgênero da literatura dramática. Tem sua origem na Idade Média, na Espanha, por volta do século XII. Em Portugal, no século XVI, Gil Vicente é a grande expressão deste gênero dramático. O auto visava satirizar pessoas. A moral é um elemento decisivo nesse subgênero.
Comédia - Peça teatral que tem o propósito de provocar riso nos espectadores, tanto pelas situações cômicas, pela caracterização de tipos e de costumes, quanto pelo absurdo da história. Baseia-se em algum episódio ou comportamento exagerado. Deve ser ao mesmo tempo engraçado e crítica, raramente enfoca as questões morais ou filosóficas, mas mostra o homem dentro de suas relações sócias.
Drama - É um gênero onde o enredo se baseia principalmente em conflitos sentimentais humanos, muitas vezes com um tema geral triste. É entendida também como uma forma acentuada de tragédia.
Farsa - Gênero teatral cômico, menos exigente que a alta comédia, que tem por objetivo principal divertir o público. É uma