Origem do sistema político português
Qual a influência da Revolução americana e do Iluminismo para a formação do sistema político português existente hoje em dia?
Nos dias que decorrem Portugal vive segundo um regime democrático, onde todos os cidadãos maiores de idade, homens e mulheres, têm o direito de votar para eleger os seus governantes, mas nem sempre esta eleição foi um direito de todos os cidadãos durante todo o curso da história mundial e de Portugal em particular.
Antes deste novo sistema político existir no nosso país, vivia-se numa ditadura conservadora, onde todo o poder se encontrava concentrado nas mãos de um só homem, António de Oliveira Salazar. Devido á constante guerra existente nos territórios portugueses localizados em África, os cidadãos portugueses começaram-se a revoltar devido ao enorme número de militares que morria em território africano, na tentativa de defender as colónias portuguesas. Devido a este facto deu-se então a tão conhecida revolução do 25 de Abril, onde Portugal cede então a independência às colonias africanas, que com grande crueldade assassinaram e roubaram muitos portugueses que ainda viviam em territórios africanos nessa altura e acaba com a ditadura. Começa então uma tentativa por parte dos comunistas de tomar o poder em Portugal, começando estes, por retirar propriedades nas terras alentejanas, tentativa esta que não se prolongou por muito tempo, pois assim que o povo português se apercebeu do que estava realmente a acontecer, lutou contra os comunistas e a 25 de Novembro de 1975 estes são derrotados. Assim começa-se então a iniciar a formação do nosso sistema político.
Formou-se então o partido socialista (PS), fundado por Mário Soares, o partido comunista português (PCP), liderado por Álvaro Cunhal, o partido popular democrático ( PPD ou PSD), fundado por Francisco Sá Carneiro, Pinto Balsemão e Magalhães Mota, e também o centro democrático social (CDS), fundado por Freitas Amaral e Amaro Costa. As primeiras eleições