Origem do Racismo
Quando se fala de racismo, o primeiro pensamento que aparece na mente das pessoas é contra os negros, mas o racismo é um preconceito baseado na diferença de raças das pessoas. Pode ser contra negros, asiáticos, índios, mulatos, e até com brancos, por parte de outras raças. Geralmente relacionando características físicas hereditárias a determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais.
A origem se deu no pensamento ou atitude que separam as raças humanas por considerarem algumas superiores a outras. E teve inicio na antiguidade, entre diversos povos, em que as relações eram sempre de vencedor e cativo. Estas existiam independentemente da raça, pois muitas vezes povos de mesma matriz racial guerreavam entre si e o perdedor passava a ser cativo do vencedor, neste caso o racismo se aproximava da xenofobia.
Ao passar dos tempos, passou-se a acreditar em uma raça que era destinada por Deus e pela história a comandar o mundo e dominar as raças, consideradas inferiores. Foi então que começaram a surgir as formas de Descriminação; Os negros arrancados de suas famílias, vendidos e tratados como “coisa” sendo obrigados a trabalharem em condições desumanas. Os Judeus, que eram o foco principal do Nazismo, mas não sendo suas únicas vitimas (negros, homossexuais e outras minorias também). A população da África do Sul, quando o apartheid manteve a população africana sob o domínio de um povo de origem europeia. E muitos outros povos, que foram subordinados durante a história.
No Brasil a história do racismo pode ser contada a partir da chegada da frota portuguesa, com base nos relatos que se tem não só contra os negros escravizados, mas também em relação aos índios explorados.
De forma geral e conclusiva, percebe-se que o Racismo fez parte da História desde os primórdios, e que a escravidão, a ignorância, e o tal “pensamento de superioridade” estão nas origens do racismo.