origem do planeta terra
Antes de ter o contato com a filosofia da educação, tinha um pensamento unidimensional, ou seja, meu estudo era vetoriado para uma área especifica, e com um potencial critico relativamente baixo.
Na rede pública de ensino a filosofia não é valorizada e portanto, quase não tive aulas dessa disciplina. Não obstante, após estudar a filosofia da educação, pude compreender que o grande problema é que tem pessoas cada vez mais especialistas mas que ficam de fora do conhecimento geral, ou seja, alienadas. A ciência faz um papel de melhoria da qualidade de vida e do mundo, mas a consequência que isso traz é uma questão filosófica. Compreendi também que o processo educativo implica o cruzamento, o conflito, ou exige colaboração de fatores relacionados com as diversas dimensões da pessoa humana (ao menos no plano ideal o processo educativo visa a totalidade do homem).
Cumpre-nos relembrar, porém, que incluímos em nossa conceituação de educação, a exigência de que o processo, para que seja educativo, deva ao domínio e a compreensão de conteúdos considerados valiosos, e observamos que um processo que leva ao domínio sem compreensão, sem crítica, sem investigação da razão de ser, de certos conteúdos não podem ser vistos como educacional.
Ao me engrenar na Universidade (UFIPI) e estudar a filosofia da educação pude ter uma ideia vaga do quão complexo é o processo de educação, e que o entendimento o respeito da filosofia da educação pode variar, dependendo do que se entende por filosofia (e, naturalmente, também por educação).
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
DISC. FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
PROF. DR. JOSÉ RENATO DE ARAÚJO SOUSA
NOME: LUIS CARLOS FERNANDES DE OLIVEIRA
3° AVALIAÇÃO
NARRATIVA/DISSERTATIVA
TERESINA-PI 06/03/2014