origem do petróleo
O petróleo já era conhecido pelos povos antigos, era utilizado em diversas atividades como artesanatos, mumificações, construções e como impermeabilizante. O petróleo é um recurso não renovável e tem várias aplicações na indústria. Quando se fala em petróleo as pessoas logo o associam ao óleo diesel, a gasolina e a lubrificantes, mas a aplicação dele vai muito alem desses produtos, é utilizado na produção alguns bens de consumo básicos, tais como: plásticos, borrachas, tintas, lubrificantes, fármacos, fibras sintéticas, fungicidas, detergentes, fertilizantes, geração de energia, entre outros.
Desenvolvimento:
O nome petróleo significa óleo de pedra, porque o petróleo é encontrado normalmente, impregnado em determinadas rochas porosas denominadas arenito, localizadas em camadas geológicas sedimentares, situada na maior parte das vezes no fundo do mar. O petróleo é uma mistura de compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos, associados a pequenas quantidades de compostos que contém nitrogênio, oxigênio e enxofre. A teoria mais aceita sobre a origem do petróleo afirma que se trata de um produto da decomposição lenta de pequenos seres marinhos – em geral animais e vegetais unicelulares – que permaneceram soterrados, preservados do oxigênio e submetidos à ação de bactérias, do calor e da pressão.
Na natureza quando encontrado está nos poros das rochas, chamadas de rochas reservatórios, cuja permeabilidade irá permitir a sua produção. Permeabilidade e porosidade são duas propriedades características de rochas sedimentares, motivo pelo qual as bacias sedimentares são os principais locais de ocorrência. Porosidade é uma característica física, definida como o percentual entre volume vazio e o volume total das rochas. Permeabilidade é a característica física relacionada com a intercomunicação entre os espaços vazios, e permite que ocorra a vazão de fluidos no meio poroso. Na natureza as rochas sedimentares são as mais porosas, e quando