Origem do Papel
Ensino Médio, 1º ano A
Vinicius Vilas Boas Guimarães
Origem do Papel
Salvador
2014
Origem do Papel
Trabalho a ser apresentado à disciplina de Artes, com supervisão do professor André, como atividade avaliativa do 2º Trimestre.
Salvador
2014
Sumario:
Origem do Papel 01
Produção 02
Exemplos 03
Curiosidades 04
Referencias 05
Origem do Papel:
Desde os tempos mais remotos e com a finalidade de representar objetos inanimados ou em movimento, o homem vem desenhando nas superfícies dos mais diferentes materiais. Nesta atividade, tão intimamente ligada ao raciocínio, utilizou, inicialmente, as superfícies daqueles materiais que a natureza oferecia praticamente prontos para seu uso, tais como paredes rochosas, pedras, ossos, folhas de certas plantas, etc.
Acompanhando o desenvolvimento da inteligência humana, as representações gráficas foram se tornando cada vez mais complexas, passando desse modo a significar ideias. Este desenvolvimento, ao permitir, também, um crescente domínio dessas circunstâncias através de utensílios por ele criado, levou o homem a desenvolver suportes mais adequados para as representações gráficas. Com esta finalidade, a história registra o uso de tabletes de barro cozido, tecidos de fibras diversas, papiros, pergaminhos e, finalmente, papel.
A maioria dos historiadores concorda em atribuir a Cai Lun (ou Ts'ai Lun) da China a primazia de ter feito papel