Origem da vida - com base no podcast do "fronteiras da ciência"
A origem da vida, provavelmente surgida a partir das biomoléculas, possue diversas teorias. Porém tudo isso não passa de especulação, pois não há nenhum tipo registros de como a vida no nosso planeta surgiu, já que não existem nem fósseis desse época. E mesmo que existissem. Seus potenciais comprovativos seriam contestados em vista da grandeza de anos em que esses organismos teriam vivido, porque existe grande influência de fatores químicos e físicos que poderiam atrapalhar a confirmação da veracidade dos fato.
Existem os morfofósseis, fosseis aparente, que datam no máximo 1 bilhão de anos e que mostram na sua maioria a existência de dinossauros que eram organismos maiores e mais fáceis de ser estudado. Porém, a existência de organismos unicelulares e menores, se torna mais difícil. E existe também as colônias de microrganismos que se ajuntaram e cresceram formando unidades maiores, sendo mais fáceis de serem estudados. Porém, mesmo com essas colônias o estudo ainda é complicado.
Mas a questão que mais importante desse debate, é o que cada um de nós consideramos como vida. Organismos multicelulares ou unicelulares? Material genético ou apenas modos de replicação? Dependendo do ponto de vista de cada um, a origem real da vida pode começar em diferentes momentos. Cada pessoa adota o seu limite.
Outros métodos de se verificar a origem da vida, são o estudo de toda a genealogia de cada organismo através da sua genética. Esse método se chama cladogênese. Através desse método é possível chegar a extensões maiores de tempo.
Não se pode ter uma ideia da velocidade de como os processos aconteciam. Cada reação dependia das condições ambientais daquela época e ainda não se sabe isso com exatidão.
Um fator ambiental de grande importância é a água. Se esse organismos surgiram e deram início a vida no planeta, isso se deve as propriedades da água. Essa molécula básica, possui características muito importantes e únicas. Sua polaridade e as pontes de