Origem da urbanização
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS
INÍCIO DO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO
Ariano dos Anjos de Souza
Matéria: Homem, Natureza e Sociedade.
Curso: Engenharia Ambiental e Energias Renováveis (Noturno)
Prof. Mabiane
MANAUS - AM
2014
INÍCIO DA URBANIZAÇÃO
O termo urbanização tem origem na expressão latina urbi, que significa cidade. Por outro lado, urbi é derivada da palavra suméria Ur, uma das duas primeiras cidades da história, localizada na região da Mesopotâmia e formada por volta do ano de 6000 a.C. Estudos arqueológicos apontam para outra localidade na Mesopotâmia, Uruk, como sendo a primeira cidade.
Embora já existissem grandes cidades na Antiguidade, a humanidade só presenciou seu extraordinário crescimento no momento da Revolução Industrial.
O baixo nível técnico da agricultura demandava grande quantidade de recursos humanos para realizar maiores receitas, o que impediu o emprego dessa mão-de-obra na indústria (essencialmente na indústria de base).
Graças aos progressos dos transportes, as cidades tornaram-se menos dependentes das suas proximidades, uma vez que o alimento para o crescente número de habitantes da cidade poderia ser transportado de distâncias maiores. Ao mesmo tempo, isso exigiu cada vez mais trabalhadores nas fábricas. A urbanização era, simultaneamente, tanto o resultado como a causa da Revolução Industrial. Um exemplo é a população de Londres: esta passou de 45 mil a 865 mil habitantes entre o século XV e início do século XIX. Ao mesmo tempo, cresceu a parcela da população urbana no total da população mundial: no início do século XIX, 20,3 milhões de pessoas viviam em cidades (3% da população total mundial); em 1900, esse número já era 224,4 milhões de pessoas (13,6%); em 1950, 729 milhões de pessoas (28.8%); em 1980, já havia 1,82 bilhão de pessoas vivendo em cidades (41,1%).
A urbanização teve grande influência sobre os hábitos diários das pessoas. Em vez da tradicional família patriarcal