ORIGEM DA POPULAÇÃO DE RONDONIA
CENTRO ESTADUAL DE ENSINO DE JOVENS E ADULTOS
TRABALHO DE HISTÓRIA
ORIGEM DA POPULAÇÃO DE RONDÔNIA
ALUNO: - 3º - A Nº: 23
ROLIM DE MOURA - RO
A origem da população de Rondônia
As tentativas de conquista e colonização do atual espaço limitado pelo Estado de Rondônia, remonta ao século XVII, quando os padres jesuítas nela se instalaram para obra de catequese. Porém, a posse, o desbravamento e o povoamento, só foram realizados com a exploração da borracha em conseqüência da valorização dessa matéria prima no mercado internacional e a construção da ferrovia Madeira-Mamoré para o transporte de sua produção. Foram estes fatores que atraíram para a região, contínua corrente migratória de indivíduos oriundos de todos os quadrantes do Brasil e do Mundo.
Assim uma região que era densa floresta, tendo apenas uma pequena povoação Santo Antônio do Alto Madeira, a partir de 1907, no início da construção da ferrovia, a 1909, houve um rápido crescimento populacional, neste ano já registrava-se uma população de 3.700 habitantes constituídas em sua maioria por homens. Apesar das endemias disseminarem a morte e inutilizarem os homens, a população crescia em elevados índices, em 1911 atingia 25.000 habitantes e em 1915 ao ser concluída a ferrovia, ultrapassava de 40.000 habitantes predominando quase que absolutamente pelo elemento masculino.
A atividade econômica de mais expressivo relevo dessa população era o extrativismo vegetal, a borracha principalmente, e as atividades paralelas diretas ou indiretamente por elas geradas, tanto do setor primário como do secundário e do terciário, destacando-se as deste último.
A origem da população de Rondônia, considerando-se o início da colonização é dada pelos índios: Caripunas, Pakaás Novos, Karitianas, Tapari, Makurap, Jatobi, Kaxacaris, Uru-Eu-Wau-Wau, Tubarão Latundé, Cinta Larga, Suruis,