Origem da moral
O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta:
Como devo agir perante os outros?
Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Esta é uma questão central da Moral e da Ética.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA
A moral é um fato histórico e, por conseguinte, a ética, como ciência da moral, não pode concebê-la como dada de uma vez para sempre, mas tem de considerá-la como um aspecto da realidade mutável com o tempo.
A moral é histórica porque é um modo de comportar-se do ser humano que por natureza é histórico, isto é, um ser cuja característica é a de estar se fazendo ou se autoproduzindo constantemente tanto no plano de sua existência material, prática, como no de sua vida espiritual, incluída nesta a moral.
Evolução histórica – Tempos primitivos
Homens primitivos: a própria fragilidade de suas forças diante do mundo que os cercava determinou que, para enfrentá-lo e tentar dominá-lo, deveriam reunir todos os seus esforços visando multiplicar o seu poder.
Seu trabalho adquire necessariamente um caráter coletivo e o fortalecimento da coletividade se transforma em uma necessidade vital. Assim nasce a moral com a finalidade de assegurar a concordância do comportamento de cada um com os interesses coletivos.
Evolução histórica – Tempos primitivos
A moral coletivista, característica das sociedades primitivas, que não conheciam a propriedade privada nem a divisão em classes, é uma moral válida para todos os membros da comunidade. As outras tribos eram consideradas como inimigas e por isso, não lhes eram aplicadas as normas e os princípios que eram válidos no interior da própria comunidade.
Evolução histórica - Antiguidade
O aumento geral da produtividade do trabalho (em consequência do desenvolvimento da criação de gado, da agricultura e dos trabalhos manuais), bem como o aparecimento de novas forças de trabalho (pela transformação dos