Origem da moeda,das operações comerciais e cobrança de juros nos emprestimos
O homem sempre esteve preocupado em preservar a vida de forma estável, enfrentando variações climáticas e a luta pela sobrevivência. Desde a antiguidade, procurava se organizar em grupos para ter mais força e garantir a sua segurança. Com a evolução das atividades comerciais surgiu a necessidade de proteção, também, contra os prejuízos financeiros. E foi dessa forma, justamente buscando garantias econômicas e redução da insegurança nas atividades habituais, que apareceu o seguro.
Você sabe o que é seguro (se-gu-ro) | adj.
Firme, preso; inabalável; que não corre o risco de soltar-se ou de cair: o lustre está bem seguro;
Livre de receios, garantido, ao abrigo de perigos ou ameaças: lugar seguro;
Confiante, cauteloso: ele está muito seguro de si...
Na gestão atuarial, seguro é:
Breve histórico do seguro
Contrato aleatório em que, mediante uma taxa (prêmio de seguro), uma das partes se obriga a indenizar a outra por prejuízo eventual: seguro de vida, seguro contra acidentes.
O homem, em sua própria natureza, sempre buscou a vida em sociedade, para isso começou a se socializar e se fixar em regiões que lhe desse segurança e condições para sobreviver, fundando as primeiras organizações com a distribuição de tarefas, constituindo uma estrutura social, buscando minimizar efeito dos acontecimentos futuros. Nestas primitivas organizações sociais já se praticava o mutualismo, que segundo Souza (2007, P. 4), consistiria na formação de grupos com interesses comuns, constituindo uma reserva econômica para dividir o risco de um acontecimento não previsto.
Seguro social, o que garante aos trabalhadores assistência médica, indenização por invalidez, pensão ou aposentadoria, e outros benefícios.
O caminho natural foi a constituição de sociedades de banqueiros — originando as sociedades seguradoras, ligadas às operações bancárias durante muito tempo.
Os seguros náuticos funcionavam da seguinte