Origem da lingua portuguesa
Quando o Brasil foi descoberto pelos portugueses, haviam mais de mil línguas no país, falçada por índios de diversas etnias, segundo o lingüista Ayron Cabral, do Laboratório de Línguas Indígenas da UnB. Para estabelecer uma comunicação com os nativos, os portugueses aprenderam seus dialetos e idiomas. A partir do tupinambá, falado pelos grupos mais abertos ao contato com os colonizadores, criou-se uma língua geral entre índios e não-índios. Essa língua foi a primeira influência exercida sobre o idioma dos portugueses no Brasil.
Outro contato que influenciou nossa língua foi com os negros, que desenvolveram um português crioulo. A predominância do português começa a partir da segunda metade do século 18, com o aumento de imigrantes portugueses.
Em 17 de agosto de 1758, a língua portuguesa torna-se o idioma oficial do Brasil, através do decreto do Marquês de Pombal, que tb proíbe o uso da língua geral. No entanto, os falantes brasileiros já haviam incorporado diversas palavras de origem africana e indígena em seu