origem da historia
Aspectos Históricos, Políticos e Legais da Inquisição
Trabalho apresentado ao Instituto de Educação Superior Unyahna de Barreiras-IESUB, como exigência para obtenção de média na disciplina de história do direito, sob a orientação do Prof. Ubiracy Lima.
BARREIRAS
2014
A palavra Inquisição ou, Inquisitio Haereticae Pravitatis Sanctum Officium, do latim, é um termo que deriva do ato judicial de inquerir, ou seja, perguntar, averiguar, foi criada pela Igreja Católica Romana com o intuito de combater as chamadas heresias.
A Inquisição origina-se em 1183 com o combate aos cátaros de Albi, no sul da França por parte dos delegados pontifícios, enviados pelo Papa Inocêncio III. A instituição da Inquisição se deu no Concílio de Verona.
A Inquisição sem sombra de dúvida é um dos fatos históricos que há mais controvérsias entre os estudiosos no período em que ela se desenvolveu.
Inicialmente a grande cruzada religiosa que era sinônimo de caça às bruxas organizada pela igreja católica entre os séculos XII e XIII, a chamada Inquisição Medieval que aconteceu principalmente entre os séculos XV e XVII na Europa Ocidental.
Em dado momento da Antiguidade, a religião pregada por Cristo tomou o Império Romano, tornando-o Cristão, julgava ser a única religião para a universalidade dos homens, porém só começou a desempenhar um papel importante na vida política e social do Império Romano em 313d.C com o Edito de Tolerância de Milão. Daí em diante pouco bn tempo se deu para que o Cristianismo se tornasse a religião oficial do Estado.
A religião pregada por Cristo impôs-se ao império romano, O cristianismo era a única religião verdadeira para a universalidade dos homens. Os reis recebiam o seu poder da Igreja, que os sagrava e podia excomungá-los. Nesse período é que teve início a Inquisição, criada para combater toda e qualquer forma de contestação aos dogmas da Igreja