origem da comunidade baixio
Baixio tem início da sua história oficial no ano de 1925. Naquela época, saíram da margem oeste da Lagoa de Jijoca, os irmãos, Antônio Ferreira Brandão e Francisco Ferreira Brandão. Ambos procuravam terras apropriadas à agricultura e a pecuária. Encontraram uma floresta que seria à solução do problema. De início, fizeram a demarcação de uma área correspondente a uma légua quadrada. Logo, começaram o desmatamento. Em seguida, convidaram parentes e amigos, para que contribuíssem naquele empreendimento. Assim, as famílias foram chegando construindo “casas de taipa” que era a forma prática de aquisição de moradias.
Precisaram criar um nome para o novo local. A fonte de referência foi um “Córrego” encontrado dentro da mata. Como era de se esperar, o primeiro nome da localidade foi “Córrego de Dentro”. Mais tarde, com o aumento na derrubada da mata, descobriram várias “baixas” que eram pequenos córregos. Então um dos trabalhadores pronunciou: “Aqui não se trata apenas de uma baixa, isso aqui, é um verdadeiro Baixio”. Daí em diante, o nome passou a ser dito por todos os moradores e acabou se transformando neste local tão querido por todos.
No ano de 1935, o senhor Raimundo Pereira de Souza, iniciou seus trabalhos agrícolas juntamente com seus filhos e sua esposa aqui nesta localidade. No início, vinham a trabalho e voltavam sempre aos finais de semana, até que em 1940, passou a morar definitivamente. Dentro de poucos anos, já compraram um terreno de 200 hectares de terra para realização de suas necessidades agrícolas pecuaristas. Raimundo Souza destacou-se pela sua generosidade e honestidade, chegando a ser o primeiro comerciante daqui. Ao todo, tinha 10 filhos, sendo 6 masculinos e 4 femininos. Os filhos eram os seguintes: Antônio, José, Juvenal, Nonato, Francisco das Chagas e Pedro Souza. As filhas tinham a seguinte denominação: Maria, Tereza, Emiliana e Rita.
2.1 Escrituras da terra comprada por Raimundo Pereira de Souza