Origem da capoeira
Tal expressão que foi desenvolvida no Brasil se caracteriza por movimentos ágeis com tamanha complexidade que o inimigo nem percebe que vai ser atacado, para realizar os movimentos são utilizadas as mãos, joelhos, cabeça, cotovelos, além de ser evoluído movimento ginástico- acrobático, é algo que diferencia bastante a capoeira das outras artes marciais é o acompanhamento por música e grandes rodas para acompanharem o combate.
A música é um elemento importante da capoeira, porque na época é uma forma que os escravos usavam para enganar os senhores, que pensavam que estavam dançando mas na verdade o que estavam faziam eram treinamentos de golpes para se defenderem, hoje em dia é usado só para dar ritmo e preservar a cultura da luta, mas capoeira sem música não é capoeira, ela também é que determina o ritmo dos jogadores, além das ladainhas, aquelas músicas que só a capoeira tem.
Os nomes dos golpes da capoeira variam de grupo para grupo, mas os principais são: Armada Aú, Baiana, Banda, Benção, Bote Lampejo, Cabeçada, Chapa, Galopante, Macaco, Martelo, Martelo Cruzado, Meia-lua, Meia-lua de compasso, Meia-lua de frente, Pisão, Ponteira, Queixada, Rabo-de-arraia, Rasteira, Ponte, Trança, Giro de mão, Quebra de rins, Esquiva, Esquiva com rolê, Giro de cabeça, Ginga. A capoeira infelizmente é cultivada em poucas partes do Brasil, mas exesitem grupos culturauis que matem viva a tradição de nossos antecepassados africanos, que também fazem parte da história do Brasil. A capoeira é uma arte marcial que na verdade é uma mistura de luta, dança, arte marcial, cultura popular, música e brincadeira.
Desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes, é caracterizada por movimentos ágeis e complicados,