Origem contabilidade
A contabilidade é uma das profissões mais antigas do mundo, originando-se na época dos Homo Sapiens, mais conhecidos como Homens das Cavernas, onde a caça era seu sustento, com o tempo dedicou-se mais na organização da agricultura e do pastoreio. Dividiram suas terras tendo o rompimento da vida comunitária que sempre tiveram, para que cada individuo tivesse seu próprio plantio. Com o passar dos dias os donos deste pedacinho de terras morriam e era passado de pai para filho, que hoje é chamado na contabilidade de patrimônio.
Os primeiros registros da contabilidade eram apenas feito na própria cabeça do Homem, mas logo depois encontraram maneiras mais eficaz de fazer seus tais registros, com gravações, as paredes das cavernas pintadas com pontinhos, riscos, este já era uma nova evolução para nossos antepassados.
Sua origem esta ligada as necessidades dos registros da troca de comercio, pois nesta época (milhares de anos depois dos Homens das Cavernas) não se existia a comprovação de troca de mercadoria, tudo era feito apenas por boca. Em algumas cidades da antiguidade os registros de troca de bens eram feitas, a Babilônia, por exemplo, de uma forma rude registrava os impostos a serem pagos.
Com o tempo começou a surgir às primeiras administrações particulares, onde a troca de matérias não poderias ser feita mais sem os registros, para que futuramente pudessem prestar contas das coisas administradas.
Não avia as compras nem as vendas, as trocas eram feitas avistas, com o tempo foi criado uma maneira para que as pessoas pudessem comprar “a prazo” e comprovar que o pagamento foi feito. Com o desenvolvimento do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever) no Egito, facilitando os registros dos negócios.
Com o sistema contábil, os registros se tornaram diários assim com a descoberta do papiro, onde eram sintetizados no final de determinado período. Sofreram novas sitetizações, onde se agrupou vários períodos, o que