Orientção de Seminários
Dinâmica: de estudo em grupo que visa estudo em profundidade de um Tema. Pressupõe-se a participação ativa de todos (apresentadores e plateia). Pressupõe-se a leitura preliminar de um texto que será discutido radicalmente.
O seminário é instrumento pedagógico que tem como objetivo, permitir a um ou mais expositores, transmitirem informações para um público leigo, sobre um determinado assunto investigado. Para que o público tire proveito das informações, faz-se necessário que o(s) expositor(es) faça(m) uso, com eficácia, da linguagem oral, assim como dos recursos materiais. Por isso, é fundamental que o trabalho seja planejado e organizado. Não se pode perder de vista que o objetivo principal da tarefa – transmitir – com eficácia, as informações, deve ser garantido.
É uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate. Tem por finalidade ensinar ao estudante como realizar uma pesquisa bibliográfica possibilitando a elaboração de trabalhos científicos. Por meio da realização de seminários, os alunos têm a oportunidade de aprender a trabalhar em grupo e desenvolver a comunicação intelectual entre os educando e entre estes e os professores.
A apresentação oral dar-se-á por meio de palestra, com participação ativa do público assistente.
PARA QUE SERVE UM SEMINÁRIO?
• Aprofundar um tema;
• Propiciar o debate sobre um tema;
• Socializar o conhecimento para um grupo;
• Sistematizar e divulgar os conhecimentos construídos em grupo;
• Tornar a abordagem de um assunto mais dinâmica.
A utilização do seminário de forma organizada e estruturada não só contribui para a aprendizagem do público, mas também para a aprendizagem daquele(s) que o apresenta(m), uma vez que deve(m) pesquisar o tema abordado nas mais diversas fontes de informações, assim como deve(m); elaborar um esquema orientador da fala e, por fim, saber utilizar os recursos materiais para a apresentação.
QUAIS AS ETAPAS DE UM SEMINÁRIO?
Na preparação do