Oriente médio. índia e áfrica
Oriente Médio.
Índia.
África.
Carolina Lamim Tazitu. Número 18 9 A
Petróleo no Oriente Médio.
De acordo com estudos, na escala mundial, o Oriente Médio tem a maior participação (com 64%) na produção de petróleo.
A escala determina os seguintes valores:
Oriente Médio: 64,0%
África: 7,2%
Ásia: 4%
América do Norte: 3,5%
América Latina: 13%
Europa 2,0%
União Soviética: 6,2%
A economia dos paises que compõem o Oriente Médio tem como base o petróleo. Dentre os diversos paises, a concentração de maior recurso está no Golfo Pérsico e na Mesopotânia. Os dois juntos possuem cerca de 60% de toda reserva do planeta. Dentre os paises do Oriente Médio, os maiores produtores são: Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar e Bahrain.
Opep. É a Organização dos Paises Exportadores de Petróleo. A Opep produz aproximadamente 40% de todo petróleo extraído no mundo e 70% das exportações desse recurso em todo mundo. A Opep está sediada na Europa, na Áustria na cidade de Viena.
Desigualdade Social na África
Enquanto no mundo existem pessoas gastando dinheiro com inutilidades do cotidiano, jogando comida fora e não dando valor ao que tem, existem outras pessoas que são e estão muito necessitadas de roupas, alimentos, moradia e entre outros. A África é um continente muito pobre em vários aspectos. É possível ver cotidianamente imagens muito tristes de crianças magras com os ossos a vista sob sua pele, com altos índices de mortalidade infantil, baixa expectativa de vida, moradias muito precárias e total abandono da sociedade para com suas crianças, adultos e idosos. Entretanto, não é só na África que se vêem situações como essas citadas, o mundo inteiro sofre com esses problemas. Ainda não se sabe ao certo qual é a causa da pobreza, muitos dizem que é a fraca igualdade de oportunidades, outros que é devido a fatores