Oriente Médio - CasOriente Médio - Caso do ato proclamado Estado Islâmico (EI)
1371 palavras
6 páginas
Trabalho de GeografiaOriente Médio
Auto Proclamado (EI)
Estado Islâmico
Professor:
Aluna:
Turma:
Índice:
Pagina 02 ..........Índice
Pagina 03.............Entenda a origem e sua estrutura
Pagina 04.............Quem é o califa
Pagina 05/06/07............Alcorão e os abusos cometidos contra estrangeiros.
Pagina 08...............Países envolvidos
Pagina 09 /10 ......Conclusão e Referências.
Caso do Auto proclamado Estado Islâmico (EI).
Para iniciar vamos entender o que é o Estado Islâmico. Trata-se de um grupo que começou a ser fortalecer no Iraque por volta do ano de 2006, com incentivo da Al- Qaeda esse grupo alegava defender os Sunitas dos Xiitas que assumiram o poder depois da invasão dos EUA em 2003. A Guerra do Iraque se deu dois anos após os atentatos terroristas de 11 de setembro de 2001, chefiados por membros da organização Al-Qaeda.
Sunitas: maior corrente do islamismo, o nome deriva de Suna, livro biográfico com os ensinamentos do profeta Maomé e considerado a segunda fonte da lei islâmica após o Alcorão. Representam quase 90% da população muçulmana. No Iraque, no entanto, não passam de 20%. Os sunitas, originalmente, tinham uma interpretação mais flexível dos textos sagrados e ação política e religiosa mais conciliatória e pragmática, permitindo diálogo maior com outras religiões. Para os sunitas, não é preciso descender de Maomé para ser um bom califa. Grupos como o EI e a Al Qaeda, além de ditadores como Saddam Hussein, pertenciam ao grupo Sunita.
Xiitas: Representam cerca de 10% dos muçulmanos, mas, no Iraque, são 60% da população, concentrada principalmente no Sul. Seguem princípios mais rígidos e acreditam que apenas os líderes descendentes da família de Maomé são aprovados por Alá e, portanto, têm capacidade de tomar as decisões mais acertadas. Os confrontos com os sunitas começaram no ano 632, com a morte do profeta, seguida pela disputa sobre quem o sucederia como