orientações ptg
Disciplinas:
História Contemporânea, História do Brasil
Semestre:
Republicano, Teoria da História e Historiografia,
5º e 6º
Tecnologias da Informação e Comunicação no
Ensino de História, Seminário da Prática VI
Professores: Fábio Luiz da Silva, Julho Zamariam, Reinaldo B. Nishikawa e Cyntia
Simioni França
Produção textual interdisciplinar em grupo
Tema: O alinhamento político brasileiro no início da Guerra Fria.
Objetivo: Analisar a política externa brasileira após a Segunda Guerra Mundial, especificamente o alinhamento político instaurado pelo presidente Dutra e as expectativas acerca da atuação brasileira na América Latina.
Orientações:
Esta atividade consiste na análise de um importante período histórico brasileiro: a transição entre a Era Vargas e o regime democrático. Através da leitura crítica dos artigos disponibilizados para esta orientação, os alunos deverão elaborar um texto coerente que disserte sobre o tema acima proposto. Para iniciarmos as nossas reflexões sobre o tema, leiam a citação abaixo:
Mais do que um esforço de modernização militar, a FEB constituiu o núcleo de um projeto político mais amplo que visava a projetar o país como uma potência significativa na América Latina e a assegurar a presença do país nas mesas de conversação que iriam reordenar a situação internacional no pós-guerra. O próprio governo americano alimentou essa visão de “Brazilian participation in extra-continental arrangements”, de acordo com as palavras de Roosevelt a Vargas.
(MOURA, Gerson. O alinhamento sem recompensa: a política externa do governo Dutra. Rio de Janeiro, CPDOC-FGV, 1990, p. 12)
1. Leiam os textos disponibilizados para esta atividade, com ênfase nas partes que tratam do alinhamento político brasileiro aos EUA no início da Guerra Fria;
2. Analisem como cada um dos autores aborda as relações entre Brasil e EUA, destacando os interesses que existiam tanto por parte do Brasil como dos EUA, a expectativa sobre o papel brasileiro na