Orientações para elaboração de livro
Resulta de intenção, esforço e competência.”
George Herbert
ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO LIVRO-TEXTO
Prezados Coordenadores e Equipe,
Os livros-textos para 2011 já devem contemplar algumas mudanças visando a atender às exigências estabelecidas pelo MEC.
Um dos pontos mais abordados na supervisão é que o material de EaD deve ser dialógico, ou seja, deve proporcionar ao aluno a possibilidade de autoestudo, trazendo uma linguagem próxima à sua realidade que o leve ao autoestudo dirigido.
Tal material deve ser uma fonte de estudo e reflexão, os alunos devem ser levados ao conteúdo de forma criativa e envolvente.
As limitações de número de páginas também devem ser alteradas de acordo com o que segue abaixo: disciplina de até 30 horas: no mínimo 120 páginas; disciplina de 40/60/80 horas: no mínimo 180 páginas.
Os conteudistas devem integrar os conceitos a momentos de interação, de exercícios práticos, que facilitarão o aprendizado do aluno a respeito dos conceitos estudados.
Poderá e deverá conter as respostas dos exercícios junto aos mesmos.
Poder-se-ão utilizar imagens, atividades práticas, estudos de casos, como atividades de interação do aluno com o material em questão, focando, assim, a dialogicidade sugerida pelo MEC como um conceito importante e necessário para que o aluno de EaD possa desenvolver seus estudos diariamente.
É importante lembrar que no livro-texto, JAMAIS, em HIPÓTESE ALGUMA, podem ser utilizadas cópias de conteúdos de outros livros e/ou da Internet (artigos, revistas etc.).
Solicitamos que cada coordenador trate desses assuntos com a equipe de professores conteudistas e discutam em busca da elaboração de um material rico, amplo, reflexivo e de qualidade.
O livro-texto para 2011 também deverá apresentar, no início, os OBJETIVOS DA DISCIPLINA.
Utilizaremos o Box, o “Saiba Mais” e ao final de cada unidade deverá ser inserido um “resumo”, conforme o modelo que segue anexo.
Isso enriquecerá