Orientações de carreira
3º. Periodo – Data 09/09/2009 – Prof. Leosino Bizinoto Macedo
Aluna: Priscilla Maria Soares e Queiroz
FICHA INDIVIDUAL DE LEITURA E PARTICIPAÇÃO – SEMINÁRIO Nº.
Capítulo nº. 2 Título: Sofistas: Razão, discurso e relativismo da justiça.
PRIMEIRA PARTE
1 Tendo como base o texto em epígrafe e com o propósito de realizar uma análise textual nos moldes preconizados por A. J. Severino, em sua obra Metodologia do Trabalho Científico, capítulo 3º., intitulado “Diretrizes para Leitura, Análise e Interpretação de Textos, responda:
1.1 Que vocábulos exigiram de você recurso ao dicionário para sua compreensão? Enumere-os ao lado dos respectivos significados.
* Ávido – que vive ansiosamente uma expectativa * Dicotômica – relativo a ou que apresenta dicotomia; dicótomo dividido ou subdividido em dois; bifurcado * Suplantar – calcar com os pés; pisar, espezinhar * Sofistica - fenômeno cultural de implicações filosóficas, e esp. retóricas, caracterizado pelos ensinamentos e doutrinas dos diversos mestres da eloquência denominados sofistas.
1.2 Quem são os autores citados no texto?
Platão, Aristóteles, Paulo Nader, Del Vecchio.
1.3 Os autores do texto citam fatos históricos? Em caso afirmativo, quais?
Sim, citam o momento da história grega em que a arte, mitologia, filosofia, história, política alcançaram o maior grau de excelência humana.
1.4 Que doutrinas foram explicitamente citadas no texto e qual a asserção fundamental de cada uma delas?
* LOPES, O dirieto na história, 2000 – destaca que o centro do debate, é a filosofia, a política e as leis. * PEREIRA, Estudos de História da cultura classica, 1993. – fornece elementos para recomposição da doutrina de muitos sofistas. * GUTHRIE, Os Sofistas, 1995. – mostra a importância dos sofistas, e as especulações