Orientações Citações e Referências
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS E CITAÇÕES
Para elaboração da presente orientação foram utilizadas diversas normas da ABNT
(ABNT, 2002a; ABNT, 2002b; ABNT, 2003a; ABNT, 2003b; ABNT, 2003c e ABNT, 2011).
Também foi utilizado como base o documento da UnUEAD/UEG (REZENDE, 2011). É importante ressaltar que a estrutura de qualquer modalidade de trabalho científico deve observar o rigor das normas vigentes.
De maneira geral, as referências bibliográficas têm por objetivo fornecer ao leitor condições para um aprofundamento sobre o assunto. Elas são um conjunto padronizado dos elementos descritivos retirados dos documentos e/ou outras fontes de informação utilizada para consulta (ABNT, 2002b). As citações representam o diálogo com os autores pesquisados, permitindo o aproveitamento das suas ideias, por meio de interpretações de forma a argumentar e sustentar as proposições do texto científico, podendo utilizar as notas de rodapé, que permitem uma eventual comprovação por parte do leitor e inserem no trabalho considerações complementares (ABNT, 2002a).
1 - CITAÇÕES E NOTAS DE RODAPÉ
As regras aqui apresentadas baseiam-se nas orientações da NBR10520 – 2002, além das recomendações que aparecem nos livros didáticos e manuais da área. As citações são classificadas em: citação direta, citação indireta e citação dependente (citação de citação ou apud). 1.1 CITAÇÃO DIRETA
É a transcrição literal de frase ou parágrafo de um texto ou parte dele, mantendo a grafia, a pontuação, o uso de maiúscula e o idioma, podendo utilizar tanto o sistema autordata, como o sistema numérico. A NBR 10520 (2002) define citação direta como “transcrição textual de parte da obra do autor consultado” (p. 2).
1.1.1 Citação direta curta
A citação direta que ocupar até três linhas deve ser utilizada entre aspas ou por meio de outro tipo de destaque, mantendo-se o mesmo tipo de letra, tamanho e espaçamento utilizados no texto.
• Quando o autor