Orientação e localização
DISCIPLINA : GEOGRAFIA
A ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO
A necessidade de se orientar no espaço geográfico sempre foi um desafio para a humanidade.Para se localizar , os seres humanos observavam inicialmente aspectos da natureza que se destacassem dos demais, como montanhas , rios...Com isso estabeleciam pontos de referência.
Além desses aspectos naturais da superfície terrestre, os astros também serviram como referência de orientação.
Observar os astros como o Sol, lua, estrelas também era uma forma de se localizar e se orientar.
Constatou-se com o passar dos tempos que o lado onde os astros (Sol, Lua..)aparecem todos os dias denominou-se leste e onde eles se põem denominou-se oeste. Na verdade esse é o movimento aparente do Sol que ocorre devido o movimento de rotação da Terra
Movimento aparente do Sol Esse movimento é denominado de aparente porque efetivamente quem se move é a Terra e não o Sol.
Rosa dos ventos Paralelos
As linhas horizontais que cortam o globo são denominados paralelos.A linha do Equador, ou paralelo central divide a Terra ao meio em dois hemisférios:hemisfério norte ou setentrional e hemisfério sul ou meridional.
Meridianos
As linhas verticais traçadas de um polo ao outro são denominados meridianos.Elas são traçadas perpendicularmente à linha do Equador, correspondendo à metade de um círculo.O meridiano inicial é denominado meridiano de Greenwich, e foi definido a partir da localização de um observatório com o mesmo nome, na cidade de Londres, na Inglaterra.
Como a Terra é esférica , a distância de um paralelo ao outro, ou de um meridiano ao outro, é medida em graus.Se estabelecermos a medida de 1° (um grau) de um meridiano ao outro, podemos traçar180 meridianos em cada hemisfério , 360° no total,tomando como ponto de partida o meridiano de Greenwich,pois cada hemisfério da Terra representa metade de uma superfície esférica medindo, portanto ,180°.
Latitude – é a