Orientação vocacional
Anatiele Fonseca
Karina Cristina de Oliveira Ribeiro
Synthia Aparecida Silva
O presente artigo resulta da Prática de Extensão feita á disciplina de Orientação profissional do 8º período de Psicologia, desenvolvido na Escola Estadual Walt Disney, tendo como participantes alunos do 3º ano do 2º grau. Foram utilizadas dinâmicas de grupo que permitissem o auto-conhecimento e reflexões acerca da escolha profissional.
Palavras-Chave: Orientação Profissional, Trabalho, Escolha Profissional O presente artigo é fruto da Prática de Extensão realizada para apresentação à disciplina de Orientação Profissional. Este trabalho foi desempenhado na Escola Estadual Walt Disney, fundada em 1970, tendo atividades nos três turnos, divididos entre ensino fundamental no turno matutino e a tarde e à noite o ensino médio, EJA e cursinho pré- vestibular. O grupo com o qual trabalhamos foi composto por cerca de vinte adolescente com faixa etária entre 17 e 19 anos, provindos de uma classe social baixa e, muitas vezes, oriundos do desprezo da sociedade.
Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências obtidas a partir da prática extensionista de orientação profissional. Identificando os padrões de escolha que antecede a opção profissional dos jovens. O mundo do trabalho está se modernizando rapidamente e está em eterna mudança, com o surgimento e o desaparecimento de profissões e ocupações, por isso a necessidade de um acompanhamento especializado para auxiliar os novos ingressantes dessa realidade, o que necessita de constante pesquisa por parte da Orientação Profissional.
A escolha da profissão significa entrar no mundo dos adultos e, esta escolha, não raramente, pode ser conflitante e se tornar um dilema na vida dos jovens, uma vez que, envolve seu futuro e implica responsabilidade, gerando muita angustia. Em decorrência do grande número de opções das profissões no mercado de trabalho e a