orientação vocacional
INTEGRAÇÃO ensino⇔pesquisa⇔extensão
Novembro/2002
A INTERAÇÃO PROFESSOR - ALUNO
NO PROCESSO EDUCATIVO*
Luiza de Souza Müller**
Resumo: Abordamos o tema da interação do professor-aluno observando como o professor deve trabalhar interagindo com o aluno, para que a construção do conhecimento seja alcançada e ajude o aluno a sair da sua dependência intelectual, podendo por meio do conhecimento, atingir a sua maioridade intelectual. O professor, buscando a melhor forma de comunicação com seus alunos, obterá com essa interação o objetivo principal, que é a autonomia de pensar dos seus discípulos. Palavras –chave: interação, afetividade, construção do conhecimento, autoridade, diálogo
Title: The interaction between teacher and students in the educational process
Abstract: This paper analyses the interaction between teacher and students so that knowledge acquisition might be reached and help the students to leave their intellectual dependency and use knowledge to reach their intellectual independence. Thus the teacher – who is looking for the better way of communicating with his students – will reach his main goal, that is, his students’ freedom of thinking.
Key words: interaction, effectiveness, knowledge acquisition, authority, dialogue.
A relação professor-aluno é uma condição do processo de aprendizagem, pois essa relação dinamiza e dá sentido ao processo educativo. Apesar de estar sujeita a um programa, normas da instituição de ensino, a interação do professor e do aluno forma o centro do processo educativo.
A relação professor- aluno pode se mostrar conflituosa, pois se baseia no convívio de classes sociais, culturas, valores e objetivos diferentes. Podemos observar dois aspectos da interação professor-aluno: o aspecto da transmissão de conhecimento e a própria relação pessoal entre professor e aluno e as normas disciplinares impostas.
Essa relação deve estar baseada na confiança, afetividade e respeito, cabendo ao