Orientação vocacional
Como surgiu esse processo.
O processo surgiu por fatos históricos como a Revolução Industrial que introduziu novas formas de trabalho, novas necessidades do ser orientado para fazer certas escolhas. As guerras acarretaram o desenvolvimento de testes psicológicos e serviços de seleção e orientação profissional.
No Brasil teve inicio essa área estava relacionada com a orientação educacional no ano de 1924. E hoje se ampliou e desenvolveu teoricamente e metodologicamente, além das possibilidades de atuação de acordo com as mudanças da atualidade.
O que é a Orientação Profissional e suas principais características.
Muito se diz sobre Orientação Vocacional ou Orientação Profissional. Mas o segundo termo é mais adequado á ser usado. Isso porque temos diversas capacidades que podemos ter sucesso na carreira. Com o passar dos anos, os testes foram sendo substituídos pela Orientação Profissional como auxilio ao autoconhecimento e à tomada de decisão consciente, pois os testes apresentam resultados circunstanciais e relativos.
O primeiro objetivo dessa orientação ao jovem é ajudar a entrar a profissão que se encaixa em toda a realidade e necessidade social, familiar. E o mais importante, que se encaixe na realidade psicológica da pessoa que esta escolhendo sua carreira.
Aos 16, 17 e 18 anos os jovens passam por duvidas e incertezas sobre o seu futuro seja pessoal e profissional. Terminando o ensino médio e aproximando do vestibular vem as perguntar "Que curso fazer, qual profissão escolher?", uma escolha importante que vai mudar a sua vida. Por isso precisa ser muito bem pensada e definida.
Nas sessões são utilizados instrumentos e técnicas que visam medir interesses, aptidões, personalidade e as afinidades do jovem;
• São avaliadas as suas habilidades já desenvolvidas e o potencial para desenvolver novas habilidades;
• São verificados os níveis de percepção, raciocínio e memória;
• É evidenciado também o lado pessoal, o repertório