Orientação sexual
INTRODUÇÃO
Nessa pesquisa vamos abordar um dos temas transversais propostos pelo MEC, a orientação sexual, esse tema visa desenvolver o conhecimento do nosso corpo nos aspectos biológico, afetivo e emocional. É um assunto considerado de difícil abordagem, pois trata de questões como gravidez indesejável, doenças sexualmente transmissíveis, abortos, entre outros.
A orientação sexual deve ser tratada de maneira clara, para que os jovens e adolescentes possam refletir não só sobre sua sexualidade, mas também sobre sua saúde. * Os professores ainda encontram dificuldades para abordar essa temática em suas aulas?
OBJETIVO
Avaliar como estão sendo desenvolvidos e trabalhados nas escolas, se professores de educação física do ensino fundamental costumam incluir no seu planejamento de aula essa temática, que deveria ser aplicado por todas as matérias.
METODOLOGIA
Por se tratar de um tema relacionado a área educacional, este trabalho privilegiou a pesquisa survey, pois este método nos levou a conhecer mais de perto a realidade e o cotidiano da prática dos professores e alunos na abordagem do tema. O interesse em desenvolver a pesquisa sobre Orientação Sexual se deve ao fato de perceber as grandes dificuldades que os mesmos sentem quando a questão é sexualidade, até mesmo em função do grande número de transformações que ocorrem no corpo e na mente, com as reações mais diversas: medo, timidez, alegria, dúvida entre ser adolescente e/ou ser adulto.
ÁREA DE ESTUDO
As entrevistas foram feitas em duas escolas estaduais da cidade de Ponta Porã aos professores de Educação Física do 1º ao 5º ano, aonde retrataram a maneira de abordar o assunto com os alunos do ensino fundamental.
MÉTODOS
Questionário: * Você trabalha com a temática de orientação sexual? * Qual a sua metodologia usada para abordar o tema orientação sexual? * Você como