orientação obeso
Mastigue bem os alimentos comendo bem devagar para facilitar a digestão; aproveitando também a oportunidade de saborear cada alimento. A mastigação também libera odores próprios que são sentidos pelo olfato, indo até o cérebro levando a saciedade.
Tenha uma alimentação variada e em quantidade suficiente. Prefira os alimentos naturais aos industrializados.
Procure iniciar suas refeições com o prato de saladas porque as fibras contidas nele provocam saciedade, levando você a comer uma menor quantidade de outros alimentos mais calóricos.
Evite beliscar nos intervalos das refeições.
Distribua os alimentos em seis refeições ao longo do dia “refeições menores, mais vezes ao dia”. Independente da idade facilita o trabalho de todo o organismo, evitando picos de hipoglicemia e sensação de fome, entre outros benefícios.
Evite fazer suas refeições assistindo televisão, lendo, conversando ou qualquer outro tipo de atividade. É importante um ambiente tranqüilo para suas refeições.
Procure colocar apenas a travessa de salada sobre a mesa, já que essa é a preparação que você pode comer livremente.
Divida as porções programadas em sua dieta na metade, para que você possa ter o prazer de repetir.
Sirva a sua refeição em prato e talheres menores do que o de costume.
Procure descansar os talheres sobre o prato após cada garfada.
Não temperar saladas com óleos e maioneses. Utilize alho, limão, vinagre e cheiro verde.
A pratica de exercícios físicos é bastante saudável, promove a queima de calorias e favorece o controle da glicemia (não pratique exercícios sem orientação de um profissional).
Deve-se ingerir bastante liquido ao longo do dia, porém evite fazê-lo durante almoço e jantar, obedeça ao horário de 1:00h antes e 1:30h após.
Evite o uso de gordura animal, pele, creme de leite, maionese, bacon ou torresmo. Prefira óleo vegetal (soja, canola, milho, girassol, azeite), porém em quantidades moderadas, pois 1 grama de