Orientação Educacional
Um Projeto de Pesquisa é um planejamento de estudo sobre um determinado assunto. É uma promessa de estudo, um plano de estudo sobre um assunto; um texto que apresenta ideias que pretendem ser analisadas por um aluno. Ou seja: não é, propriamente, já o trabalho monográfico do aluno, mas apenas o que se pretende investigar. Esse planejamento tem uma ordem de informações que a ABNT NBR 15287:2005 (p. 3) apresenta da seguinte maneira: TEMA, PROBLEMA, HIPÓTESE(S), OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA, REFERENCIAL TEÓRICO, METODOLOGIA, RECURSOS e CRONOGRAMA.
ESTRUTURA DO PROJETO
Tema: assunto geral que será abordado no trabalho;
Delimitação do tema: assunto mais específico em relação ao tema; a delimitação está dentro do tema; há alguns direcionamentos que podem ajudar o aluno a escolher o seu tema:
Estratégias para reduzir um tema jurídico são basicamente por assunto (“A dispensa abusiva no contrato de trabalho”), por autor (“O conceito de legitimidade em Hannah Arendt”), por circunscrição temporal (“Evolução do concubinato na segunda metade do século XX”), por circunscrição espacial (“Ações de despejo na Comarca de Escada”), por referência expressa a aspecto específico do direito positivo (“O princípio da nacionalidade na Lei de Introdução ao Código Civil de 1916”) etc., além desses critérios combinados (ADEODATO, 2012, p. 3).
Problema: é expresso sob a forma de um questionamento; geralmente ele se mostra como um equívoco, um impasse, uma dificuldade a ser solucionada, uma confusão no seu assunto; trata-se de uma pergunta que diz exatamente o que você irá estudar, que diz o que será o objeto central de todo o processo de reflexão do assunto. É por isso que ele é a razão de todo o projeto de pesquisa existir. Sem problema não temos pesquisa e não temos projeto, muito menos TCC.
Hipótese: apresentar a(s) hipótese(s) de um trabalho é construir frases afirmativas que expressem uma das questões a seguir: a) possível